domingo, 9 de junho de 2013

05 DE JUNHO: DIA DO MEIO AMBIENTE




                                                            ENSINO FUNDAMENTAL I

             Trabalhar a temática meio ambiente na escola, tem por princípio básico conscientizar os alunos e a comunidade escolar sobre a necessidade de se construir uma prática social baseada na preservação do ambiente, isto é, para ter consciência de que para estarmos no mundo é necessário que cuidemos do mundo, não poluindo e criando formas de efetivar ações e atitudes de respeito e preservação ao meio ambiente.
 Os nossos olhares deverão estar atentos para a percepção das realidades ambiental, social, econômica e cultural e para os seres que constroem a relação nos micro e macro ambientes. O espaço deve ser lido através do seu entorno imediato, isto é, devemos criar com os alunos a certeza de que todos nós fazemos parte, do planeta Terra e por isso, somos igualmente responsáveis pela sua preservação e cuidado.
Devemos chamar a atenção dos alunos para a questão do consumo e da produção exagerada de materiais, e resíduos que somados geram uma grande quantidade de lixo que poluem o planeta.
              Em nossa discussão é importante criar com nossos alunos a certeza da criação e da efetivação de alternativas para a melhoria do meio ambiente, como a questão do lixo, da água, e da devastação das reservas de mata, da preservação  das águas. Para chegarmos a estas alternativas teremos que trabalhar com eles a leitura de realidade e após isso pensar no que fazer para melhorá-la e transformá-la.
             O nosso trabalho deve ter como fio condutor o diálogo transdisciplinar, isto é, quais são as linhas e as pontes em que todo o conhecimento produzido pelo homem se encontra e se alia para discutir e encontrar alternativas para a questão ambiental, assim nenhum conhecimento deve ser isolado ou parcializado, ele deve fazer parte do todo e estar articulado entre si.
Portanto, no turno da manhã sob a orientação da coordenadora Mônica Paz e com o apoio da gestora Adriana Teixeira e da orientadora de professores Maria Zelma, realizou-se vários trabalhos durante toda a semana, estes foram apresentados na última sexta, dia 07.
Os tópicos ta temática meio ambiente foram distribuídos da seguinte maneira:
1º e 2º anos – Música da Xuxa: os bichos. Professoras Sílvia e Cecília, com o apoio da orientadora de professores Mª Zelma
3º ano – Reciclagem. Profª Alessandra
4º e 5º anos – Xote ecológico – professoras Edilaine e Etelvina




Equipe de Professores






Educ. Infantil






1º e 2º anos





3º ano


Estudantes do 4º e 5º anos

Coordenadora Mônica Paz





Nenhum comentário:

Postar um comentário